Mundo

Atentado talibã mata 4 pessoas na maior base dos EUA no Afeganistão

O ataque com caminhão-bomba, que provocou uma explosão de grande potência, deixou seis mortos, segundo o hospital local que recebeu os corpos

Agência France-Presse
postado em 12/11/2016 14:25
Ao menos quatro pessoas morreram e 14 ficaram feridas neste sábado em um atentado com bomba reivindicado pelos talibãs na maior base militar dos Estados Unidos no Afeganistão, perto de Cabul.

O ataque acontece quando os rebeldes islamitas intensificam seus ataques em todo o país antes da chegada do inverno, que vem acompanhada por uma trégua forçada nos combates.

Na véspera, ao menos seis pessoas morreram em outro ataque talibã contra o consulado alemão em Mazar-i-Sharif, no norte do Afeganistão, uma ação em represália pela morte de civis em um bombardeio da Otan na semana passada.

[SAIBAMAIS]O ataque com caminhão-bomba, que provocou uma explosão de grande potência, deixou seis mortos, segundo o hospital local que recebeu os corpos.

Leia mais notícias em Mundo

A polícia provincial, que informou sobre um balanço de sete mortos, disse que duas vítimas morreram por um erro das forças alemãs, que as confundiram com os criminosos.

No ataque 128 pessoas também ficaram feridas, entre elas 10 crianças.

Grandes perdas

O artefato deste sábado explodiu na base área de Bagram e a Otan, em um comunicado, informou que uma investigação foi aberta.

O porta-voz dos talibãs, Zabihula Mujahid, por sua vez, reivindicou o ataque na base e afirmou que infligido "grandes perdas aos invasores americanos".

Waheed Sediqi, porta-voz do governo da província de Parwan, onde Bagram fica localizado, declarou que um homem-bomba se fez explodir perto de uma cantina no interior da base.

"Ignoramos a identidade das vítimas, mas o agressor era um dos empregados afegãos", declarou à AFP.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação