Mundo

Chuck Schumer é eleito líder do Partido Democrata no Senado dos EUA

No total, 48 democratas elegeram dez senadores para liderar o partido e definir a estratégia que seguirão rumo às legislativas de novembro de 2018

postado em 16/11/2016 22:46
Os democratas do Senado americano elegeram nesta quarta-feira Chuck Schumer como seu líder, uma posição da qual comandará a oposição ao presidente eleito, o republicano Donald Trump, a partir de janeiro.

O senador por Vermont, Bernie Sander, que desafiou Hillary Clinton nas primárias democratas à Presidência, formará parte da equipe da direção.

No total, 48 democratas elegeram dez senadores para liderar o partido e definir a estratégia que seguirão rumo às legislativas de novembro de 2018.

Além de Sanders, a senadora anti-Wall Street Elizabeth Warren foi incluída na equipe, enquanto o número dois da formação, Dick Durbin, permanecerá em sua posição e a senadora Patty Murray foi nomeada como terceira no comando do partido.
"Estamos prontos para trabalhar ombro a ombro com os republicanos, trabalhar com o próximo presidente Trump sobre os temas nos quais estamos de acordo, mas lutaremos contra o presidente eleito quando nossos valores ous os avanços que fizemos forem ameaçados", declarou Chuck Schumer.

Donald Trump deverá lidar com a minoria democrata no Senado, já que esta dispõe, segundo a norma, de um poder de obstrução. Para a aprovação da maior parte das leis, se requer uma maioria de 60 dos cem senadores e os republicanos contarão com 51 ou 52 a partir de janeiro.

Nascido em Nova York e com 65 anos, Chuck Schumer é conhecido por ser um estrategista político e um progressista capaz de conseguir alianças com seus adversários, mas também de lançar duros ataques para alcançar seus objetivos.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação