Mundo

Otan diz que Trump defendeu mais gastos com defesa entre os países da UE

Através de um telefonema, Trump garantiu o "forte apoio" dos EUA à aliança e à segurança europeia.

postado em 21/11/2016 10:59
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou nesta segunda-feira que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tratou com ele sobre "a importância de mais gastos com defesa entre os aliados europeus". Em Istambul, Stoltenberg comentou telefonema que teve com Trump na sexta-feira.

O secretário-geral da Otan disse que está "ansioso" para trabalhar com o próximo governo dos EUA, que assume em 20 de janeiro. Stoltenberg reiterou a dedicação da aliança em elevar os fundos aportados pelos membros da Otan que não os EUA. No telefonema, Trump garantiu o "forte apoio" dos EUA à aliança e à segurança europeia.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Na campanha eleitoral pela Casa Branca, Trump havia pedido que os aliados contribuíssem mais com a Otan. Stoltenberg lembrou compromisso de todos os membros a dedicar 2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em gastos com defesa, assumido em reunião de 2014 da Otan no País de Gales.

Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação