Mundo

Hillary supera Trump com mais de 2 milhões de votos em nível nacional

Vantagem não implica qualquer mudança no resultado da eleição, já que nos EUA a disputa é indireta e o magnata republicano conseguiu um maior número de grandes eleitores no Colégio Eleitoral

postado em 23/11/2016 17:45
A democrata Hillary Clinton aparece com uma vantagem de mais de dois milhões de votos sobre o presidente eleito Donald Trump na votação em nível nacional das eleições de 8 de novembro - de acordo com informe divulgado pelo Cook Political Report nesta quarta-feira (23/11).
A democrata supera Trump por 1,5% dos votos em nível nacional, mas a vantagem não implica qualquer mudança no resultado da eleição, já que nos EUA a disputa é indireta, e o magnata republicano conseguiu um maior número de grandes eleitores no Colégio Eleitoral.

A diferença a favor da ex-secretária de Estado continua aumentando.

Hillary Clinton acumula 64.227.373 votos contra 62.212.752 de Trump, segundo o "site" Cook Political, com base na última contagem.

É a segunda vez, no século XXI, que um candidato democrata obtém mais votos em nível nacional, mas perde a eleição presidencial para um republicano.

Nas eleições de 2000, o vice-presidente Al Gore foi derrotado pelo republicano George W. Bush, apesar de ter obtido cerca de 544.000 votos a mais do que seu oponente.

Diante do estreito resultado, a Suprema Corte decidiu a eleição, vencida por W. Bush ao obter mais votos de grandes eleitores no disputado estado da Flórida.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação