Mundo

Uribe propõe consulta popular sobre pontos polêmicos do acordo com as Farc

Senador e líder do direitista Centro Democrático critica que o pacto definitivo de paz - renegociado pela guerrilha e pelo governo após o repúdio do original nas urnas - não se referende novamente de forma popular, mas no Parlamento

postado em 24/11/2016 22:55
O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, ferrenho opositor ao acordo de paz assinado nesta quinta-feira (24/11) com as Farc, proporá convocar uma consulta popular para que os cidadãos se pronunciem sobre pontos polêmicos do pacto, que visa a superar um conflito armado de mais de meio século.
"Por responsabilidade política com muitos colombianos, buscaremos um mecanismo de participação cidadã para honrar a defesa dos pontos que o governo não quis aceitar" e que a oposição continua rejeitando, disse Uribe, durante intervenção no plenário do Senado, onde teve início o processo de referendo do acordo, nesta quinta.

Uribe, senador e líder do direitista Centro Democrático, critica que o pacto definitivo de paz - renegociado pela guerrilha e pelo governo após o repúdio do original nas urnas - não se referende novamente de forma popular, mas no Parlamento.

Uribe foi defensor do "Não" no referendo de 2 de outubro, que rechaçou a primeira versão do acordo de paz.

"O Congresso é a expressão do povo, é a expressão representativa, mas aqui se falou de um instrumento de democracia participativa", alegou ele, no Senado.

Mais cedo, no noticiário Noticias RCN, o ex-chefe de Estado assegurou que proporá aos outros representantes políticos que impulsionaram o "Não" nas urnas "que se estude (a possibilidade de convocar) um referendo por assinaturas para quatro, cinco, seis pontos, no qual os colombianos ponham limites que preservem o Estado de direito".

O ex-presidente e seu partido se manifestaram insatisfeitos com o acordo final alcançado com as Farc, principalmente porque rejeitam que os rebeldes responsáveis por crimes atrozes não vão para a prisão e, além disso, que tenham elegibilidade política.

Uribe afirmou que seu partido participará dos debates no Congresso para referendar e, posteriormente, implementar o acordo com a insurgência.

"O que se pode melhorar com a vontade de vocês, acompanharemos", acrescentou.

A Colômbia vive um conflito armado interno de mais de meio século, no qual guerrilhas, paramilitares e agentes do Estado se enfrentam, e que já deixou 260.000 mortos, mais de 60.000 desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação