Mundo

Chavismo suspende festival de música de US$ 2 milhões após morte de Fidel

Com a presença de cerca de 100 artistas nacionais e estrangeiros, Suena Caracas começou na sexta-feira e deveria terminar no próximo sábado

postado em 27/11/2016 11:24
Venezuelanos lamentaram a morte de Fidel, nesse sábado
O chavismo suspendeu neste sábado (26/11) o festival internacional de música Suena Caracas, como sinal de luto pela morte do líder cubano Fidel Castro, aos 90 anos.
[SAIBAMAIS]"Sentimos um profundo compromisso com o povo irmão cubano, que se despede hoje de um dos maiores heróis latino-americanos do século XX e do século XXI (...). Suena Caracas se une ao luto que invade o continente, suspendendo atividades", afirmou um comunicado.

O texto foi divulgado no Twitter por Jorge Rodríguez, o prefeito de Caracas, instituição organizadora do festival.

"Todas as homenagens ao maior americano do século XX", apontou Rodríguez.

Com um orçamento de US$ 2 milhões e a presença de cerca de 100 artistas nacionais e estrangeiros, Suena Caracas começou na sexta-feira e deveria terminar no próximo sábado.

O alto investimento gerou fortes críticas de dirigentes opositores, em meio à crise econômica de Venezuela, agravada desde 2014 pela queda dos preços do petróleo.

Os venezuelanos sofrem uma escassez aguda de alimentos e remédios, além de uma inflação que fechará o ano em 475%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), e a falta de segurança.

Após a paralisação do festival, a prefeitura de Caracas explicou que está "reprogramando junto com os artistas a edição de 2016".

"Mas nunca o suspenderiam pelos milhares de venezuelanos que passam fome, que não têm remédios e os que morrem pela violência", disse no Twitter o ex-candidato presidencial opositor Henrique Capriles.

Neste sábado, o governo venezuelano declarou três dias de luto nacional em homenagem a Fidel, de acordo com nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

"A Venezuela decreta três dias de luto nacional para honrar a memória e o legado eterno do Comandante Fidel Castro", informo o comunicado.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação