Mundo

EUA: Texas anuncia primeiro caso de transmissão local do zika

Paciente é uma mulher que não está grávida e que não viajou recentemente para nenhuma região onde o vírus está difundido

postado em 28/11/2016 22:41
O Texas anunciou seu primeiro caso de zika autóctone, tornando-se o segundo estado dos Estados Unidos - depois da Flórida - a afirmar que provavelmente tem mosquitos vetores desse vírus, que pode causar más-formações em fetos de mulheres infectadas, como a microcefalia.
A paciente é uma mulher que não está grávida e que não viajou recentemente para nenhuma região onde o vírus está difundido, de acordo com um comunicado do Departamento de Serviços de Saúde do estado do Texas.

O caso é considerado "provavelmente" resultado de transmissão local, até que as autoridades encontrem evidências de mosquitos portadores do vírus.

A mulher recebeu "a confirmação na semana passada, por teste de laboratório, de ter sido infectada", disse o comunicado.

Autoridades de Saúde do Texas disseram que não há outros casos de suspeita de transmissão local neste momento, mas se comprometeram a continuar a vigilância.

A Flórida foi o primeiro estado americano a reportar a propagação local do zika, cujo surto no ano passado afetou principalmente a América Latina e o Caribe. O estado registrou 238 casos até a semana passada.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação