Mundo

Nico Rosberg, campeão do mundo de F1, surpreende e anuncia fim da carreira

O piloto de 31 anos conquistou o título da temporada da Fórmula 1, no GP de Abu Dhabi há apenas cinco dias

postado em 02/12/2016 12:52
O piloto alemão anunciou na manhã desta sexta (02) que encerrará ano que vem sua carreira pela Fórmula 1
Berlim, Alemanha - O campeão do mundo de Fórmula 1, Nico Rosberg, decidiu encerrar a carreira e abandonar o automobilismo, anunciou nesta sexta-feira, apenas cinco dias depois de conquistar o título mundial.

Em Suzuka, quando o título se aproximava, "comecei a pensar na ideia de abandonar a carreira no automobilismo", escreveu o alemão, de 31 anos, em sua página do Facebook.

[SAIBAMAIS]"No domingo pela manhã em Abu Dhabi sabia que poderia ser minha última corrida (...) Na segunda-feira à noite tomei a decisão definitiva de dar esse passo", prosseguiu o piloto, que divulgou sua decisão nesta sexta-feira em Viena, antes da cerimônia de premiação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Rosberg se converte, assim, no primeiro campeão mundial a se aposentar depois do título desde o francês Alain Prost, em 1993. "Estou no topo, a ascensão foi muito dura, então sinto que é um bom momento", explicou Rosberg, de 31 anos, pai de uma filha pequena.

Seu anúncio, nesta sexta-feira em uma coletiva de imprensa, foi feito antes da cerimônia de entrega dos prêmios da FIA, diante de jornalistas chocados, já que não havia ocorrido nenhum vazamento desta informação.

"É uma decisão valente que demonstra a força do caráter de Rosberg", reagiu o chefe da Mercedes, Toto Wolff, em um comunicado divulgado pela escuderia tricampeã do mundo.
Rosberg comemorou, no último domingo (27/11) seu primeiro título da carreira. O alemão anunciou o fim da carreira cinco dias depois do seu feito inédito

Sonho realizado

"Durante 25 anos, era meu único sonho, ser campeão mundial. Eu consegui", disse o piloto alemão. As decepções das temporadas anteriores "me deram níveis de motivação que eu nunca havia sentido antes. E, é claro, isso teve um impacto em todos os que amo. (...) Nunca terei palavras suficientes para agradecer a minha esposa Vivian", disse.


Wolff foi informado da decisão de Rosberg na segunda-feira, pouco depois de o piloto contar a notícia para sua esposa.

Rosberg disputou 206 Grandes Prêmios de F1 desde sua estreia no Bahrein, em 2006, e venceu 23 deles (9 nesta temporada), além de conquistar 30 poles (oito delas em 2016) e 20 melhores voltas em corridas.

O alemão se uniu no domingo na lista de campeões da Fórmula 1 ao seu pai Keke, que venceu em 1982 com a Williams.

A Mercedes tentará agora encontrar um substituto para Rosberg. O jovem Pascal Wehrlein, que fez sua primeira temporada da Fórmula 1 com a Manor, é uma das possibilidades, mas não é descartada outra surpresa ao término da temporada mais longa (21 grandes prêmios) e mais dura da história da Fórmula 1 desde 1950.
Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação