Mundo

Uzbequistão elege novo presidente, após Karimov governar por 27 anos

O favorito nas eleições de domingo é o atual presidente, Shavkat Mirziyoyev, que passou 13 anos como primeiro-ministro de Karimov

postado em 04/12/2016 15:02

O favorito nas eleições de domingo é o atual presidente, Shavkat Mirziyoyev, que passou 13 anos como primeiro-ministro de Karimov
Os eleitores do Usbequistão vão às urnas neste domingo (4/12) em uma eleição presidencial pela primeira vez, após a morte do autoritário Islam Karimov que governou o país por 27 anos.

Karimov liderou o Uzbequistão desde antes do colapso soviético, primeiro como chefe comunista e depois como presidente. Durante seu longo mandato, ele impiedosamente esmagou toda a oposição e foi denunciado por grupos internacionais de direitos humanos por abusos que incluíam assassinatos e tortura.

O favorito nas eleições de domingo é o atual presidente, Shavkat Mirziyoyev, que passou 13 anos como primeiro-ministro de Karimov.

Mirziyoyev, de 59 anos, enfrenta três rivais. Dois deles enfrentaram Karimov em eleições passadas, cada um recebendo cerca de 3% dos votos. No entanto, nenhum candidato fez campanha como crítico de Mirziyoyev.

O Uzbequistão, a nação mais populosa da Ásia Central, é rica em recursos naturais e faz fronteira com o Afeganistão, tornando-o de interesse estratégico para a Rússia e China.

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação