Mundo

Após referendo, Liga Norte pede eleições antecipadas na Itália

A Liga Norte, movimento italiano de extrema-direita, pediu eleições "o mais rápido possível" após a derrota do primeiro-ministro Matteo Renzi no referendo sobre a reforma constitucional

postado em 05/12/2016 08:22
A Liga Norte, movimento italiano de extrema-direita, pediu eleições "o mais rápido possível" após a derrota do primeiro-ministro Matteo Renzi no referendo sobre a reforma constitucional.

"Estamos dispostos a votar o mais rápido possível, com a lei eleitoral que for", afirmou Matteo Salvini, líder da Liga Norte.

"Acreditamos que a Itália não pode se permitir meses de debate sobre um novo sistema eleitoral", completou.

[SAIBAMAIS]A lei eleitoral em vigor, chamada de Italicum e aprovada em maio de 2015, prevê que o partido que conquista mais de 40% dos votos no primeiro turno ou que vence o segundo turno se beneficie de um bônus de governabilidade, supostamente para assegurar a estabilidade do governo.

Esta lei, no entanto, nunca foi aplicada. Além disso, o texto é objeto de recurso no Tribunal Constitucional.

De acordo com as pesquisas mais recentes, caso acontecessem novas eleições hoje, o Partido Democrata (PD) de Matteo Renzi seria o mais votado no primeiro turno, mas perderia no segundo turno para o formação contrária ao sistema Movimento 5 Estrelas (M5S), liderado pelo comediante Beppe Grillo.
Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação