Mundo

Governo de Donald Trump terá 9 mil cargos para preencher

postado em 05/12/2016 16:54
Washington, Estados Unidos -Donald Trump terá pela frente a enorme tarefa de ocupar cerca de nove mil cargos em diferentes escalões do governo federal - informa o chamado "Plum Book", ou "Livro Roxo", divulgado pelo Senado americano nesta segunda-feira (5).

De acordo com o "Plum Book", grande parte desses cargos comissionados é reservada a pessoas abertamente alinhadas com o partido no poder, motivo pelo qual quase todos seus atuais ocupantes sabem que terão de sair antes da posse do novo governo.

O livro tem 236 páginas, e apenas a lista do Departamento da Defesa ocupa pelo menos delas, com outras 13 do Departamento de Estado.

Entre esses cargos, estão desde os secretários (de nível ministerial) até postos burocráticos em embaixadas e adidos militares no exterior, passando por subsecretários de escalões intermediários e por chefes de agências.

Como muitos desses cargos devem ser confirmados pelo Senado, nem todos eles serão ocupados logo após a posse de Trump, em 20 de janeiro. E existe a possibilidade de que para diminuir gastos o novo governo deixe muitos desses cargos sem preencher.

A equipe de transição de Trump criou, inclusive, uma página na Internet para que qualquer americano possa apresentar sua própria candidatura a um posto específico. De acordo com o jornal The Washington Post, mais de 65.000 pessoas se candidataram a uma posição.

Em cada caso, o currículo de cada candidato passa por um filtro, e os antecedentes de cada um são verificados. De acordo com a equipe de transição, os candidatos interessados devem oferecer 2.800 informações ao responder cerca de 295 perguntas.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação