Mundo

UE diz que acordo sobre Brexit deve ser alcançado até outubro de 2018

"A União Europeia está preparada para receber a notificação oficial britânica", disse Michel Barnier em entrevista coletiva na cidade de Bruxelas

postado em 06/12/2016 09:53
Para Barnier, as negociações teriam fim até 2018, caso a primeira-ministra britânica, Theresa May, comunicasse o desejo de sair do bloco até o fim de 2017
Bruxelas, Bélgica - O acordo sobre uma saída do Reino Unido da União Europeia deve ser alcançado até outubro de 2018, afirmou o negociador da Comissão Europeia para o Brexit, Michel Barnier.

[SAIBAMAIS]Se a primeira-ministra britânica, Theresa May, comunicar oficialmente até o fim de março de 2017 sua vontade de abandonar o bloco, "as negociações poderiam começar algumas semanas depois e o acordo poderia ser encerrado em outubro de 2018".

Os tratados europeus preveem o início de um período de negociação de dois anos após a comunicação oficial da saída de um país do bloco. Para Barnier, no entanto, o período real de negociação será de 18 meses para dar tempo à ratificação pelo Conselho Europeu, a Eurocâmara e o Parlamento britânico.

Com base neste calendário, o processo poderia estar concluído em março de 2019, pouco antes das eleições europeias previstas para este ano, que já não contariam com a participação do Reino Unido.

Michel Barnier fez as declarações em uma entrevista coletiva em Bruxelas na qual falou pela primeira vez sobre as negociações iniciadas com os demais 27 países da UE para preparar as negociações.

"A UE está preparada para receber a notificação oficial britânica", disse.

May deve comunicar oficialmente até o fim de março a vontade britânica de abandonar a UE, mas um processo aberto atualmente na justiça britânica pode adiar o calendário.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação