Mundo

Belga é condenado por financiar atentados de Bruxelas e Paris

Durante o julgamento, em Londres, Zakaria Boufassil (26) disse ser viciado em jogos e que Mohamed Abrini, um dos suspeitos, teria recolhido o dinheiro para jogar

postado em 06/12/2016 12:58
Londres, Reino Unido - Um cidadão belga que vive na cidade britânica de Birmingham foi condenado nesta terça-feira por um tribunal britânico por ter dado dinheiro a Mohamed Abrini, um dos suspeitos dos atentados em Paris e Bruxelas.

[SAIBAMAIS]Zakaria Boufassil entregou 3 mil libras (3,77 mil dólares) para Abrini quando este visitou a cidade inglesa em julho de 2015, sabendo que o montante seria usado para financiar ataques, determinou o tribunal.

Durante o julgamento em Londres, o homem de 26 anos admitiu ter se encontrado com Abrini e entregado dinheiro, mas disse que não tinha "nenhuma ideia" de como seria usado.

Abrini, o receptor do dinheiro, foi apelidado de "o homem do chapéu" por aparecer em imagens de câmera de segurança do aeroporto de Bruxelas com um chapéu.

Durante o interrogatório sobre seu envolvimento nos ataques de novembro de 2015 em Paris e de março de 2016 em Bruxelas, Abrini disse à polícia belga que recolheu dinheiro para jogar.

"Eu sou um jogador, adoro casinos... É meu vício, jogo de roleta, pôquer, máquinas", disse ele, de acordo com a transcrição do interrogatório.

"Para realizar atentados precisa de um monte de dinheiro", acrescentou, referindo-se às 3.000 libras como "uma soma muito pequena" para fins terroristas.

Cento e cinquenta pessoas foram mortas nos diversos ataques em Paris, principalmente no casa de shows Bataclan, e 32, em Bruxelas, no aeroporto e uma estação de metrô.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação