Mundo

Shell assinará acordo preliminar para explotar campos de petróleo no Irã

O acordo preliminar entre a estatal iraniana Nioc e a Shell inclui um projeto de entre 10 a 12 bilhões de dólares para alargar o campo de Azadegan-Sul e outro no campo da Yadavaran, ambos localizados no sudoeste do Irã

postado em 07/12/2016 10:11
O retorno ao Irã de grandes grupos estrangeiros, que foi possível graças ao acordo nuclear de julho de 2015 entre Teerã e seis grandes potências, tem sido criticado por alguns setores da economiaTeerã, Irã - O grupo holandês Shell espera assinar nesta quarta-feira (7/12) um acordo preliminar em Teerã para explorar campos de petróleo e gás no Irã, disse à AFP uma autoridade iraniana do setor petrolífero.

Em um primeiro momento, o funcionário disse que o grupo francês Total também assinaria, mas depois se retratou.

[SAIBAMAIS]O acordo preliminar entre a estatal iraniana Nioc e a Shell inclui um projeto de entre 10 a 12 bilhões de dólares para alargar o campo de Azadegan-Sul e outro no campo da Yadavaran, ambos localizados no sudoeste do Irã.

Prevê-se também a exploração do campo de gás offshore da ilha de Kish, localizada no Golfo Pérsico.

No início de novembro, Total assinou um acordo de 4,8 bilhões para explorar o campo de gás de Pars-Sud, tendo sido a primeira companhia petrolífera ocidental desde o fim das sanções internacionais contra o Irã em janeiro.

O retorno ao Irã de grandes grupos estrangeiros, que foi possível graças ao acordo nuclear de julho de 2015 entre Teerã e seis grandes potências, tem sido criticado por alguns setores da economia.
Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação