Mundo

Ex-ministro da França é condenado a três anos por lavagem e evasão fiscal

Uma corte de Paris responsabilizou Jerome Cahuzac por fraude fiscal e lavagem de dinheiro ao esconder sua fortuna em paraísos fiscais ao redor do mundo

postado em 08/12/2016 09:10
Cahuzac, que também foi impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo por cinco anos, pode apelar da decisão em liberdadeO ex-ministro do Orçamento da França, Jerome Cahuzac, foi sentenciado nesta quinta-feira (8/12) a três anos de prisão em um dos maiores escândalos políticos do governo de François Hollande.

Uma corte de Paris o responsabilizou por fraude fiscal e lavagem de dinheiro ao esconder sua fortuna em paraísos fiscais ao redor do mundo. A corte afirmou que Cahuzac cometeu irregularidades "de seriedade extraordinária e séria".

[SAIBAMAIS]Cahuzac, que também foi impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo por cinco anos, pode apelar da decisão em liberdade.

Ele e sua ex-mulher, Patricia Menard, reconheceram manter quantias ilegais em contas no exterior por duas décadas. O casal já pagou cerca de 2,3 milhões de euros em impostos devidos ao governo da França. Menard foi sentenciada a dois anos por fraude fiscal.

Como ministro do Orçamento, Cahuzac foi responsável por lutar contra a evasão fiscal em seu país.

O escândalo elevou a desconfiança sobre políticos tradicionais e aumentou a pressão por mais transparência, questões que devem voltar na próxima eleição do país.

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação