Mundo

Bruxelas inicia ações contra Alemanha e Espanha por escândalo da Volkswagen

"As autoridades nacionais da UE devem garantir que as montadoras cumpram efetivamente a lei", afirma em um comunicado a comissária europeia de Mercado Interior e Indústria, Elzbieta Bienkowska

postado em 08/12/2016 10:36
Bruxelas, Bélgica - A Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira a abertura de procedimentos de infração contra vários países europeus, entre eles Alemanha e Espanha, por não aplicarem sanções contra o grupo automobilístico Volkswagen, no âmbito do escândalo dos motores adulterados.

[SAIBAMAIS]"As autoridades nacionais da UE devem garantir que as montadoras cumpram efetivamente a lei", afirma em um comunicado a comissária europeia de Mercado Interior e Indústria, Elzbieta Bienkowska, que prometeu em meados de setembro o início destes procedimentos em um discurso ante os eurodeputados.

Em setembro de 2015, revelações das autoridades americanas forçaram o grupo alemão Volkswagen a admitir que havia manipulado 11 milhões de seus veículos a diesel em todo o mundo para que parecesse que eles poluíam menos do que faziam na realidade nos testes de controle.

O executivo comunitário acusa Alemanha, Espanha, Reino Unido e Luxemburgo de não terem aplicado as sanções previstas em suas legislações contra a Volkswagen por ter manipulado seus motores, enquanto acusa República Tcheca, Lituânia e Grécia de não contemplarem em suas legislações nacionais sanções por este tipo de irregularidades.

Para a Comissão, os países do bloco "devem dispor de sanções eficazes, proporcionais e dissuasivas para desencorajar os construtores de automóveis de infringir a lei". "Quando uma infração é constatada (...), estas sanções devem ser aplicadas", acrescentou.

"O ministério da Indústria (da Espanha) já iniciou processos informativos e que podem derivar, em seu caso, em sanções em relação à Seat, que é a empresa que tem seu endereço na Espanha dentro do grupo Volkswagen", indicou em uma coletiva de imprensa em Bruxelas o ministro da Justiça, Rafael Catalá.

O responsável espanhol, que disse desconhecer o estado do processo, afirmou que informarão ao executivo comunitário sobre as ações realizadas e sobre eventuais sanções ao grupo automobilístico.

Bruxelas enviou cartas de requerimento a estes países para responder às acusações no prazo de dois meses, primeira etapa do procedimento de infração que pode terminar com sanções econômicas.
Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação