Mundo

EUA aprovam venda de aviões a aliados árabes por US$ 7 bilhões

Acordo mais importante foi a venda para a Arábia Saudita, por 3,51 bilhões de dólares, de helicópteros de carga pesada 48 CH-47F Chinook, motores de reposição e metralhadoras

postado em 08/12/2016 23:11
Os Estados Unidos aprovaram nesta quinta-feira uma série de contratos por um total de 7 bilhões de dólares para fornecer helicópteros, aviões e mísseis a quatro de seus aliados árabes.
O sinal verde, anunciado pelo Departamento de Estado, implica benefícios econômicos para a construtora de aeronaves Boeing e outras empresas fabricantes de equipamentos de defesa.

No entanto, pode enfrentar a oposição dos críticos ao papel da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos na guerra civil no Iêmen.

O acordo mais importante foi a venda para a Arábia Saudita, por 3,51 bilhões de dólares, de helicópteros de carga pesada 48 CH-47F Chinook, motores de reposição e metralhadoras.

Boeing e Honeywell Aerospace serão as principais empresas contratadas. Até 60 americanos, entre entes públicos e privados, vão trabalhar na Arábia Saudita para manter os equipamentos.

Os Emirados Árabes Unidos querem, por sua vez, pagar 3,5 bilhões de dólares por 27 helicópteros de ataque AH-64E Apache e equipamentos de suporte, a cargo da Boeing e da Lockheed Martin.

O Catar, enquanto isso, solicitou oito aviões de transporte militar pesado C-17 e motores de reposição em dois contratos, totalizando 781 milhões de dólares.

Washington aprovou um contrato com o Marrocos para vender ao país 1.200 mísseis anti-tanques TOW 2A, da fabricante americana Raytheon, no valor de 108 milhões de dólares.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação