Mundo

Conheça Kika, a cadela-guia que conquistou a internet

O perfil da labradora no Twitter tem mais de 4 mil seguidores que acompanham sua rotina com Amit Patel, cego há 5 anos, desde setembro de 2015

Gabriela Vinhal
postado em 09/01/2017 15:33

[FOTO858493]

No metrô, em restaurantes ou em parques, Kika, uma labradora branca de quase 3 anos, guia Amit Patel há um ano e meio pelas ruas de Londres. O britânico perdeu a visão em 2012 com ceratocone, uma doença que afeta o formato e funcionamento da córnea. No entanto, foi em setembro de 2015 que passou a conviver diariamente com a cadelinha. Para publicar fotos e vídeos da rotina da dupla, a mulher de Patel, Seema, criou um perfil no Twitter que já acumula mais de 4,4 mil seguidores.

Leia mais notícias de Mundo

Quando está de folga das suas funções, Kika é uma cadela de estimação como outra qualquer. Ela sempre está nos momentos de lazer com o casal e com o "irmão" recém-nascido. A labradora foi até a um show da banda Coldplay com o tutor. Em entrevista ao portal Metro.UK, o Patel disse ser "eternamente grato" à companheira, por ter salvado a vida dele durante uma travessia. ;Ela viu o carro vindo em minha direção e entrou na minha frente. Ela não é só minha guia, mas faz parte da família;, relatou, emocionado.

Rotina difícil

Apesar do carinho que recebe na internet, Kika precisa vencer muitos obstáculos no dia a dia para levar Patel com segurança até o destino final. Como forma de conscientizar a população acerca da importância de respeitar um cão guia e o seu tutor, Patel e Seema instalaram uma câmera Go Pro na coleira da labradora para mostrar o descaso com que ambos são tratados.

[VIDEO1]

Nas imagens, pessoas aparecem negando assento e passagem a ele e à cadela; a equipe do metrô ignorando suas reclamações e passageiros e pedestres esbarrando na cadela guia com sombrinhas e bolsas. "Ela fica muito assustada quando isso acontece. Preciso acalmá-la para seguirmos caminho", disse Patel. Todos os dias, ele faz o download do material para o computador, sua mulher o edita e divulga no Twitter.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação