Mundo

Nobel de economia prevê fracasso na política econômica de Trump

"Mesmo seus conselheiros mais próximos não sabem o que vai acontecer. Temos que ver o que esse novo espetáculo traz", afirmou o economista

Agência France-Presse
postado em 17/01/2017 16:39
O prêmio Nobel de economia Joseph Stiglitz previu nesta terça-feira (17/1) o fracasso da política econômica do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu impor tarifas, que podem aumentar seu déficit comercial.

"Não funcionará, não acredito nisso. O que ele não entende é que a magnitude do déficit comercial depende da macroeconomia. Suas propostas de impostos aumentarão o déficit fiscal", disse Stiglitz no Fórum Econômico Mundial (WEF) celebrado em Davos.
Leia mais notícias em Mundo

Stiglitz também se perguntou se Trump não quer provocar "uma guerra comercial" e lembrou que os Estados Unidos exportam para países como China e México, mas também para Alemanha, cujos produtores foram ameaçados com um aumento de tarifas.

"Mesmo seus conselheiros mais próximos não sabem o que vai acontecer. Temos que ver o que esse novo espetáculo traz", acrescentou Stiglitz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação