Mundo

Ex-presidente dos EUA Bush Pai e sua esposa são hospitalizados

Bush, que foi presidente entre os anos de 1989 a 1993, é o mais velho dos quatro ex-presidentes vivos que governaram os Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 18/01/2017 18:04

O ex-presidente americano George H.W. Bush foi levado para a unidade de tratamento intensivo de um hospital em Houston devido a uma pneumonia, nesta quarta-feira (18/1), segundo informações de seu gabinete, que acrescentou que sua esposa, Barbara Bush, também foi hospitalizada.

O ex-presidente de 92 anos, que inicialmente havia sido levado ao hospital no sábado (14/1), foi transferido para a unidade de tratamento intensivo "para cuidar de um problema respiratório agudo decorrente da pneumonia", declarou em comunicado o seu gabinete.

"Os médicos realizaram um procedimento para proteger e limpar suas vias aéreas que requeriam sedação".

Inicialmente, ele teria dado entrada no Houston Methodist Hospital com falta de ar, segundo um tuíte de Jim McGrath, porta-voz de Bush.

Leia mais notícias em Mundo

"O presidente Bush está estável e descansando confortavelmente na UTI, onde ficará em observação", afirmou o gabinete.

Mais cedo nesta quarta-feira, a ex-primeira-dama de 91 anos também foi levada ao mesmo hospital "por precaução após apresentar fadiga e tosse", dizia o comunicado.

Bush, que foi presidente entre os anos de 1989 a 1993, é o mais velho dos quatro ex-presidentes vivos que governaram os Estados Unidos e usa cadeira de rodas. Nas últimas aparições públicas parecia estar mais fragilizado.

No dia 10 de janeiro, escreveu uma carta pessoal para o presidente eleito Donald Trump se desculpando pela sua ausência de sua esposa na sexta-feira (20), durante sua cerimônia de posse em Washington.

"Meu médico disse que se eu sair em janeiro, ele irá me enterrar. Falou o mesmo para Barbara", escreveu Bush.

"Por isso, acredito que ficaremos no Texas. Mas estaremos com você e com o país em espírito".

Bush é o patriarca de uma das dinastias políticas mais proeminentes dos Estados Unidos e é pai do também ex-presidente americano George W. Bush (2001-2009) e do ex-governador da Flórida Jeb Bush, que era candidato republicano nas primárias presidenciais do país.

Em julho de 2015, o 41; presidente foi tratado em um hospital de Maine após ter caído e quebrado um osso no pescoço. Em dezembro de 2014, ele foi internado no Houston Methodist Hospital por problemas respiratórios.

Bush também foi tratado no mesmo local em novembro de 2012 por uma bronquite, permanecendo quase dois meses no hospital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação