Mundo

Trump exalta geração de emprego e protecionismo em discurso de posse

45º presidente americano empossadado hoje, em Washington, ainda falou sobre erradicar "completamente" o terrorismo e devolver o poder o povo americano

postado em 20/01/2017 15:18
Em um discurso bastante voltado ao nacionalismo e à geração de empregos ao povo americano, Donald Trump foi o 45; presidente dos Estados Unidos a tomar posse, nesta sexta-feira (20/1), em Washington. Muito focado em "devolver ao povo americano o poder", o novo presidente criticou a importância que foi dada a outros países, deixando os EUA de lado. "Nossa riqueza se dissipou ao horizonte. Agora estamos olhando só para nosso futuro."

Leia mais notícias em Mundo

Segundo Trump, o que ocorreu nos EUA nos últimos anos foi o crescimento de políticos, enquanto empregos desapareceram junto ao fechamento de fábricas. "O estado estava se protegendo". Para o presidente eleito, todas as decições sobre comércios, impostos, imigrações e relações estrangeiras devem beneficiar primeiramente o povo americano. "Temos de nos proteger de quem rouba e destroi nosso país", pontuou.

[SAIBAMAIS]Além do discurso economicamente protecionista e nacionalista, Trump também afirmou que vai erradicar o terrorismo mundial: "Vamos reunir o mundo civilizado contra terroristas radicais e os erradicar completamente da face da terra".

Em seu juramento, que ocorreu às 15h no horário de Brasília, Trump jurou "executar fielmente a função de presidente dos Estados Unidos": Juro preservar, proteger e defender a instituição dos EUA.

A cerimônia de posse do novo presidente dos Estados Unidos foi aberta por Roy Blunt, senador pelo estado do Missouri. Em seguida, líderes religiosos fizeram suas preces: arcebispo de Nova York, Cardeal Timothy Dolan, reverendo Samuel Rodriguez, da Conferência Nacional da Liderança Hispano-Cristã, e, por último, a Paula White-Can, do Centro Cristão New Destiny. Um coral da Univerdidade de Missouri se apresentou logo após as orações dos líderes religiosos. Em 2009, na posse de Barack Obama, se apresentou a cantora Aretha Franklin.

Antes de Trump, o senador eleito pelo estado de Nova York, Charles Schumer, falou sobre a história política dos americanos e ressaltou a capacidade do país de acolher todos os tipos de pessoas, independente das diferenças.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação