Mundo

Incêndios florestais isolam zona central do Chile

Agência France-Presse
postado em 21/01/2017 14:00
Santiago, Chile -Com mais de 45 mil hectares consumidos pelas chamas, a região de O;Higgins, centro do Chile, despertou neste sábado com duas de suas províncias sob "estado de catástrofe", em meio ao combate nacional aos incêndios florestais mais destrutivos em décadas.

Enquanto começavam a chegar recursos adicionais para as brigadas de emergência da região, 200 pessoas foram removidas, a maioria por precaução, e 20 casas foram afetadas nas províncias de Cardenal Caro e Colchagua (O;Higgins), informou o Departamento Nacional de Emergências (Onemi).

A situação dramática de ambas as províncias obrigou a presidente chilena, Michelle Bachelet, a decretar estado de catástrofe na área nesta sexta-feira.

"São cerca de 45 mil hectares de incêndios ativos, mas não há uma grande quantidade de atingidos em termos de residências, e sim em termos econômicos", uma vez que a devastação dos recursos agrícolas na região é total", informou à AFP a funcionária do Onemi de O;Higgins Josefina López.

A Corporação Nacional Florestal (Conaf) decidiu ontem solicitar ajuda internacional para combater as chamas.

O governo decretou "emergência agrícola" nas comunas e províncias declaradas em estado de catástrofe, motivo pelo qual irá ampliar os recursos liberados para medir e atenuar os prejuízos econômicos sofridos principalmente pelos pequenos e médios produtores da região.

A indústria turística tembém sofre com os incêndios, já que, dentro das zonas mais afetadas, está Pichilemu, que se destaca por suas praias, que atraem anualmente surfistas de todo o mundo.

A onda de calor que afeta a região central do Chile, incluindo Santiago, somada à seca que atinge a área há anos, facilita a propagação das chamas entre os morros.

Em todo o país, há mais de 100 mil hectares arrasados por incêndios. A região de Valparaíso, com sua principal comuna sob "estado de exceção por catástrofe", é outra das áreas mais castigadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação