Mundo

Papa critica o 'dinheiro ensanguentado' da máfia italiana

Para o Papa Francisco, organizações mafiosas "exploram e corrompem os jovens, os pobres e os desfavorecidos"

Agência France-Presse
postado em 23/01/2017 10:45
O papa Francisco criticou nesta segunda-feira (23/1) o que chamou de dinheiro ensanguentado das organizações mafiosas italianas, ao receber no Vaticano os membros da luta antimáfia e antiterrorista italiana.

"Peço a Deus, justo e misericordioso, que alcance o coração dos homens e mulheres das diferentes máfias, para que parem de fazer mal, se convertam e mudem de vida. O dinheiro dos negócios sujos e dos delitos mafiosos é dinheiro ensanguentado, que produz poder iníquo", afirmou.

"O fenômeno da máfia, que é a expressão de uma cultura da morte, deve ser contra-atacado e combatido, ainda mais que se opõe radicalmente à fé", afirmou ainda.
Em uma histórica visita em março de 2015 a Nápoles, o Papa condenou as organizações mafiosas, "que exploram e corrompem os jovens, os pobres e os desfavorecidos".

Nesta segunda, felicitou o "trabalho difícil e arriscado" das pessoas que perseguem as organizações mafiosas na Itália.

"A sociedade precisa ser saneada da corrupção, das extorsões, do tráfico ilícito de narcóticos e de armas, do tráfico de seres humanos, enquanto tantas crianças estão reduzidas à escravidão", insistiu.

O Papa incentivou os especialistas a reforçarem sua ação contra o tráfico de migrantes, "os mais frágeis entre os frágeis".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação