Mundo

Incêndios florestais atingem mais de 125 mil hectares no Chile

Zona centro-sul do Chile é afetada por mais de 40 incêndios florestais ativos

Agência France-Presse
postado em 23/01/2017 13:01
[VIDEO1]
O avanço das chamas mantém em suspense a zona centro-sul do Chile, afetada por mais de 40 incêndios florestais ativos que atingem 125 mil hectares, em sua maioria de vegetação, informou na noite de domingo o Escritório Nacional de Emergências (Onemi).

Nas últimas horas, os incêndios ativos passaram de 90 mil a 125,6 mil hectares, segundo o último balanço do Onemi.
No entanto, o ministro do Interior, Mario Fernández, se mostrou otimista sobre a diminuição da magnitude de alguns incêndios na região de O;Higgins (centro), a mais atingida.

"A situação continua sendo bastante grave, no entanto, tivemos uma leve melhora", comentou o funcionário.

Considerada a série de incêndios florestais mais destrutiva das últimas décadas, o governo somou mais zonas ao "estado de catástrofe" decretado na sexta-feira em duas comunidades do Maule e duas províncias da região de O;Higgins, depois de tomar a medida no último fim de semana para a comunidade de Valparaíso.

A presidente Michelle Bachelet decretou estado de exceção constitucional e catástrofe para "as províncias de Colchagua e Cardenal del Caro na Região de O;Higgins (centro); para as comunidades de Vichuquén, Cauquenes, Licantén e Hualañé na Região do Maule (centro), e para a comunidade de Bulnes, na Região do Biobío (sul)", disse a Onemi.

O estado de catástrofe permitiu que as Forças Armadas se somassem ao combate aos incêndios e a ampliação do uso de recursos econômicos e operacionais na zona.

Com 33 aeronaves, entre aviões e helicópteros, e cerca de 4.000 pessoas entre as diferentes equipes de emergência e apoio, trabalha-se dia e noite para manter as chamas longe da população.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação