Mundo

Panamá: 17 pessoas serão interrogadas por subornos da Odebrecht

Lista inclui três ex-funcionários "de alta hierarquia" do governo, oito empresários panamenhos, cinco empresários de outras nacionalidades e um banco privado

Agência France-Presse
postado em 24/01/2017 19:49
O Ministério Público panamenho ordenou que 17 pessoas sejam interrogadas pela suposta lavagem de dinheiro, relacionada ao pagamento de subornos milionários da construtora Odebrecht, informou nesta terça-feira o Procurador-Geral, Kenia Porcell.

"Essas são as primeiras 17 pessoas que também foram imputadas conforme a informação que recebi na manhã de hoje (quarta-feira) por parte das procuradorias anticorrupção", disse Porcell em coletiva de imprensa.

A funcionária não revelou os nomes dessas pessoas, mas informou que inclui três ex-funcionários "de alta hierarquia" do governo, oito empresários panamenhos, cinco empresários de outras nacionalidades e um banco privado.

Porcel espera que as pessoas apontadas pelas investigações, que também avançam na Suíça, comecem a se apresentar ao MP.

Segundo o jornal local La Prensa, a procuradoria federal da Suíça "identificou pelo menos três contas bancárias" no Panamá onde entre 2007 e 2010 "foram recebidos cerca de 59 milhões de dólares provenientes de bancos suíços cujos beneficiários eram sociedades controladas pela Odebrecht".

Além disso, os procuradores suíços "acusaram formalmente" Luis Enrique e Ricardo Alberto Martinelli Linares, filhos do ex-presidente panamenho Ricardo Martinelli (2009-2014).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação