Mundo

Presidente Assad privilegia defesa da Síria ao TPI

Assad deu declarações a respeito da possibilidade de que autoridades sírias sejam julgadas pelo TPI de Haia, e não poupou esforços em defender os atos recentes de seu país

Agência France-Presse
postado em 07/02/2017 12:57
A defesa da Síria é mais importante que o Tribunal Penal Internacional (TPI) que julga crimes contra a humanidade, declarou o presidente sírio, Bashar al-Assad.

"Para mim enquanto presidente, quando assumo a responsabilidade de defender o país, e da mesma maneira o governo e as forças armadas, não olhamos para isso, não prestamos atenção", declarou Assad a jornalistas que o perguntavam sobre a possibilidade de que autoridades sírias sejam julgadas pelo TPI de Haia.
O conflito na Síria deixou ao menos 310 mil mortos e milhões de deslocados. Além disso, a Anistia Internacional denunciou nesta terça-feira (7/2) a eliminação de 13 mil pessoas em uma prisão perto de Damasco de 2011 a 2015.

"Não prestamos nenhuma atenção a este tribunal nem a nenhuma instância internacional", acrescentou o presidente sírio em uma entrevista concedida a jornalistas belgas e divulgada nesta terça-feira pela agência oficial Sana.

"Todos sabemos que as instituições da ONU são tendenciosas devido à influência americana, britânica e francesa", disse.

"Não agem para promover a estabilidade no mundo ou para buscar a verdade; estão politizadas para aplicar o programa destes países", disse Assad.

"Devemos defender nosso país por todos os meios", insistiu Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação