Mundo

Líder palestina critica posição dos EUA sobre solução de dois Estados

Na terça-feira, um funcionário da Casa Branca afirmou que os Estados Unidos não insistirão em uma solução de dois Estados

Agência France-Presse
postado em 15/02/2017 08:26
A aparente ruptura do presidente americano, Donald Trump, com décadas de apoio à solução de dois Estados para resolver o conflito israelense-palestino "não tem sentido", afirmou nesta quarta-feira (15/2) a dirigente palestina Hanan Ashraui.

"Não tem sentido", declarou Ashraui, integrante do comitê executivo da Organização de Libertação da Palestina (OLP), depois que a Casa Branca afirmou que não insistirá na solução de dois Estados, um israelense e outro palestino, como a única possível.
A "administração americana está tentando satisfazer a coalizão extremista de (Benjamin) Netanyahu", o primeiro-ministro israelense, acrescentou.

Na terça-feira, um funcionário da Casa Branca afirmou que os Estados Unidos não insistirão em uma solução de dois Estados, horas antes de um encontro entre Netanyahu e Trump em Washington.

"Não podem dizer isso assim sem (propor uma) alternativa", estimou Ashraui. "Não é uma política responsável e não é boa para a causa da paz".

O princípio de dois Estados, "um junto ao outro em paz e em segurança", foi defendido por meio século por todos os presidentes americanos, tanto democratas quanto republicanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação