Mundo

Kerry organizou reunião secreta entre Netanyahu, Sisi e Abdullah II

Este encontro foi realizado em fevereiro de 2016 na cidade jordaniana de Áqaba, afirma o jornal Haaretz, citando "ex-responsáveis da administração Obama sob anonimato"

Agência France-Presse
postado em 19/02/2017 12:50
Jerusalém - O ex-secretário de Estado americano John Kerry reuniu no ano passado em segredo o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o rei Abdullah II da Jordânia e o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, para discutir a paz no Oriente Médio, informou neste domingo um jornal israelense.

Este encontro foi realizado em fevereiro de 2016 na cidade jordaniana de Áqaba, afirma o jornal Haaretz, citando "ex-responsáveis da administração Obama sob anonimato".

Segundo estas fontes, Kerry pediu aos três líderes que aceitassem seis princípios, que revelou posteriormente durante um discurso em dezembro. Egito e Jordânia são os únicos países árabes que assinaram a paz com Israel.

Entre estes princípios estão a retirada israelense dos territórios palestinos ocupados desde 1967 - com a possibilidade de uma troca de terras aceita por ambos os lados -, a criação de um Estado palestino junto a Israel - que os palestinos reconheçam como "Estado judeu" - e a declaração de Jerusalém como capital de dois Estados.

Israel e os palestinos já rejeitaram os dois últimos pontos da proposta.

Os palestinos se recusam a reconhecer Israel como um "Estado judeu" e Israel não quer renunciar a sua anexação de Jerusalém Oriental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação