Mundo

Líder do Hamas em Gaza faz primeira aparição pública após eleição

O movimento islamita, que administra há 10 anos o território palestino submetido a um bloqueio de Israel, convocou a imprensa para acompanhar a abertura do local de culto, chamado Raed al-Atar

Agência France-Presse
postado em 24/02/2017 13:31

O novo líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinuar, fez nesta sexta-feira (24/2) sua primeira aparição pública desde que foi eleito em 13 de fevereiro, por ocasião da inauguração de uma mesquita.

[SAIBAMAIS]O movimento islamita, que administra há 10 anos o território palestino submetido a um bloqueio de Israel, convocou a imprensa para acompanhar a abertura do local de culto, chamado Raed al-Atar, nome do líder do braço militar do Hamas, morto por Israel durante a guerra de julho-agosto de 2014.

Yahya Sinuar é um dos fundadores do braço armado do movimento islamita e considerado "terrorista" pelo governo dos Estados Unidos.

Sinuar, que sucedeu Ismail Haniyeh, foi detido por Israel em 1988 por "atividade terrorista". Ele foi condenado a quatro penas de prisão perpétua, mas foi libertado em outubro de 2011 como parte de um acordo de troca de mil detentos palestinos pelo soldado franco-israelense Gilad Shalit, que passou cinco anos detido pelo Hamas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação