Mundo

Grupo de brasileiros fica ilhado no Chile após deslizamentos de terra

Deslizamento de terra foi provocado por fortes chuvas que caíram no sábado (25). Bloqueio de rodovia e impede turistas de deixar região da Cordilheira dos Andes

Hellen Leite
postado em 26/02/2017 17:10
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

Um grupo de 18 brasileiros está isolado em um abrigo na cidade de San Gabriel, no sudeste de Santiago, no Chile. Há pelo menos dois brasilienses no grupo. Eles ficaram presos em uma região da Cordilheira dos Andes, chamada Cajón Del Maipo, após fortes chuvas que caíram no local na tarde de sábado (25/2). As estradas estão bloqueadas por causa de desmoronamentos.

Os moradores de Brasília, Caroline Ferreira Almeida, 30 anos, e Maicon Vieira, 36, estão no grupo que saiu de Santiago para o passeio nos Andes. Em contato com a família, Caroline avisou que os dois estavam bem, mas que chove muito no local, e eles precisaram passar sete horas dentro de uma van esperando passagem na rodovia. De acordo com ela, o grupo está abrigado em uma escola, com comida e água racionadas e sem energia elétrica.

Brasileiros estão abrigados em uma escola pública da região de San Gabriel

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

A previsão é de que eles fiquem mais dois dias presos no local. ;Estamos a pouco mais de mil metros de altitude, mas algumas pessoas ficaram ilhadas acima da gente. Ontem ficamos presos na van durante sete horas, até que viesse um trator para abrir outro caminho para a gente passar;, disse Caroline em um áudio.


Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]A mãe de Caroline, Cláudia Santos, disse ao Correio que, de sábado para domingo, houve várias tentativas de contato com o Itamaraty e os consulados do Chile e do Brasil, mas sem retorno das ligações nem respostas concretas. Preocupada, ela cobra uma posição do governo brasileiro sobre a situação. "O que me preocupa é a possibilidade de deslizamento, eu estou muito apreensiva, alguém já tinha que ter feito alguma coisa", diz Cláudia.

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

O Itamaraty não deu muitas informações sobre o grupo de brasileiros, mas confirmou que eles estão isolados em San Gabriel. O órgão informou que está em contato com o consulado brasileiro em Santiago e com a empresa de turismo que organizou a viagem dos brasileiros. Todos passam bem e não há relatos sobre brasileiros entre os feridos.

Há relatos também de alagamentos na região e a Polícia do Chile tenta socorrer as vítimas de helicóptero


Chuvas fortes

A forte chuva na região chilena começou no sábado (25/2), causando quatro mortes e deixando sete desaparecidas. Os deslizamentos de terra e os escombros das casas caíram no Rio Maipo, que abastece a maior parte de Santiago. Mais de 1,4 milhão de casas na capital chilena ficaram sem abastecimento de água. O corte afeta mais de 60% da população da cidade, que tem 6,5 milhões de habitantes. O governo criou 60 pontos de abastecimento para ajudar os moradores.

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação