Mundo

Guerra na Síria provocou mais de 320.000 mortes em seis anos

A ONG confirmou a morte de 321,3 mil pessoas desde o início da guerra em março de 2011, durante as manifestações contra o regime do presidente Bashar al-Assad

Agência France-Presse
postado em 13/03/2017 11:18
A guerra na Síria deixou mais de 320 mil mortos desde seu início há seis anos, anunciou nesta segunda-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), antes de destacar que o frágil cessar-fogo impediu um número ainda maior de vítimas fatais.

A ONG confirmou a morte de 321,3 mil pessoas desde o início da guerra em março de 2011, durante as manifestações contra o regime do presidente Bashar al-Assad.
O balanço representa um aumento de quase 9 mil mortos desde a contagem anterior publicada pelo OSDH, em dezembro, quando a Rússia ; aliada do regime sírio ; e a Turquia ; que apoia os rebeldes ; negociaram um cessar-fogo em todo o território.

"Morreram menos pessoas nos três meses seguintes à implementação do cessar-fogo", declarou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

"As mortes não pararam, mas o ritmo desacelerou nos últimos meses".

O novo balanço de mortos inclui mais de 96 mil civis, entre eles mais de 17.400 crianças e quase 11 mil mulheres.

O OSDH informa que pouco mais de 60,9 mil soldados do regime morreram, assim como 45 mil milicianos sírios e mais de 8.000 combatentes estrangeiros leais ao governo de Assad.

Os combates também custaram as vidas de quase 55 mil rebeldes e um número equivalente de jihadistas, a maioria pertencentes ao grupo Estado Islâmico (EI) ou à Frente Fateh al-Sham, ex-braço da Al-Qaeda na Síria.

O conflito sírio, que começou com a repressão do regime de Assad aos manifestantes que pediam reformas, se tornou cada vez mais complexo e envolve atualmente grupos jihadistas, forças regionais e potências internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação