Mundo

Príncipe William e Kate visitam Paris 20 anos após a morte de Diana

O casal, que também se reunirá com sobreviventes dos ataques extremistas de Paris e Nice, viaja sem os filhos, George, de três anos, e Charlotte, de um

Agência France-Presse
postado em 17/03/2017 08:13
O príncipe William da Inglaterra, ao lado da esposa Kate, inicia nesta sexta-feira sua primera visita oficial a Paris desde a morte da princesa Diana em um acidente de carro na capital francesa há quase 20 anos.

William, o segundo na linha de sucessão ao trono britânico, e Kate se reunirão com o presidente François Hollande e lançarão uma iniciativa chamada "Les Voisins" (Os vizinhos), destinada a estreitar os laços entre ambos os países, em um momento em que o Reino Unido se prepara para iniciar o processo de saída da União Europeia.
Os duques de Cambridge também presidirão um jantar na embaixada britânica e assistirão a uma partida de rúgbi entre as seleções da França de País de Gales, válida pelo torneio Seis Nações, no sábado.

Este será o primeiro compromisso do príncipe, de 34 anos, como chefe da União Galesa de Rúgbi desde que assumiu o cargo, até então ocupado pela sua avó, a rainha Elizabeth II.

O casal, que também se reunirá com sobreviventes dos ataques extremistas de Paris e Nice, viaja sem os filhos, George, de três anos, e Charlotte, de um.

Embora não esteja prevista nenhuma comemoração oficial durante a viagem, será difícil evitar a emoção que será despertada pela visita do primogênito da princesa Diana à cidade onde ela morreu, em 31 de agosto de 1997.

William tinha apenas 15 anos e seu irmão Harry, 12, quando sua mãe e o namorado, Dodi Al Fayed, morreram depois que o Mercedes em que estavam colidiu em um túnel no centro de Paris, enquanto eles estavam sendo perseguidos por jornalistas.

O motorista, Henri Paul, francês, também morreu no acidente. Dias depois, foi descoberto que ele estava dirigindo com níveis de álcool no sangue acima dos permitidos.

Para marcar o 20; aniversário da morte de Diana, os príncipes anunciaram que este ano organizariam uma arrecadação de fundos para financiar uma estátua da mãe, que a princípio seria erguida nos jardins do Palácio de Kengsington, em Londres, onde ela morava.

A visita a Paris é mais uma demonstração de que tanto William como seu pai, o príncipe Charles, herdeiro do trono, estão assumindo aos poucos cada vez mais deveres da rainha, que completará 91 anos em 21 de abril.

William e Kate também planejam visitar a Alemanha e a Polônia em julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação