Mundo

Trump culpa republicanos radicais por fracasso de seu plano de saúde

Na primeira grande manifestação do ano em Santiago, milhares de famílias compareceram à avenida Alameda para exigir o fim das chamadas Administradoras de Fundos de Pensão (AFP)

Agência France-Presse
postado em 26/03/2017 14:22
Na primeira grande manifestação do ano em Santiago, milhares de famílias compareceram à avenida Alameda para exigir o fim das chamadas Administradoras de Fundos de Pensão (AFP)
Washington, Estados Unidos -Donald Trump jogou a culpa neste domingo sobre a ala ultraconservadora de seu Partido Republicano pela maior derrota sofrida até o momento em sua presidência, quando teve de retirar seu projeto de reforma da saúde de votação por falta de apoio no Congresso.

"Os democratas estão sorrindo na capital porque o Freedom Caucus, com a ajuda do Club For Growth e a Heritage Foundation, salvaram o Planned Parenthood e o Obamacare", tuitou o presidente dois dias depois que os líderes republicanos cancelaram a votação no Congresso que faria alterações no chamado Obamacare, o plano de saúde implantado pelo ex-presidente Barack Obama.

Freedom Caucus é uma das forças conservadoras mais poderosas de Washington e o Club for Growth tem como foco principal suas políticas contra as tributações. Os grupos são muito influentes no círculos conservadores do mundo político americano.

The Heritage Foundation é um respeitado grupo de ;think tanks; conservador.

Ao evocar o "Planned Parenthood" - o maior programa de realização de abortos do país -, Trump aparentemente retoma o tom elevado que conquistou suas bases.

Na sexta-feira, antes da votação, Trump tuitou alertando a respeito da ala moderada de seu partido.

"A ironia é que o Freedom Caucus, que é muito pró-vida e contra o Planned Parenthood, permita que que o P.P. continue existindo"

Depois de ter retirado seu polêmico projeto de reforma do sistema público de saúde ao constatar que não teria os votos necessários para a sua aprovação, Trump falou à nação do Salão Oval da Casa Branca e disse ter ficado "desapontado" e um "pouco surpreso" com o revés.

O presidente previu que o modelo atual "explodirá" e disse que agora vai se concentrar em reformar o sistema fiscal.

Em coletiva de imprensa, o presidente da Câmara de Representantes, Paul Ryan, afirmou ter falado com Trump para lhe dizer que "o melhor a fazer era retirar este projeto de lei, e ele concordou".

Sem esconder sua frustração, Ryan disse que o atual sistema de seguros saúde "é a lei".

"Não temos os votos suficientes para substituir esta lei. De forma que sim, teremos que conviver com o Obamacare por enquanto", expressou.

Os republicanos ocupam 237 cadeiras do total de 435 da Câmara de Representantes, e Trump precisava de 216 votos para aprovar sua proposta e sepultar o atual modelo do sistema público de saúde, conhecido como Obamacare.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação