Mundo

Grupo Estado Islâmico lança vídeo ameaçando o Irã

A gravação de 36 minutos de duração foi divulgada através das redes sociais do grupo na província de Diyala, no Iraque

Agência France-Presse
postado em 27/03/2017 21:49
O grupo Estado Islâmico lançou nesta segunda-feira um vídeo ameaçando o Irã e o aiatolá Khamenei por seu papel nos conflitos regionais no Oriente Médio.

O vídeo de 36 minutos de duração foi divulgado através das redes sociais do grupo na província de Diyala, no Iraque.

Um homem encapuzado faz ameaças diretas contra o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. O locutor fala em persa.

"Você, Khamenei, a pessoa que controla o chamado regime islâmico iraniano, pode estar certo de que logo destruiremos a sua casa desta forma", disse apontando para as ruínas às suas costas.

Durante a filmagem, vários soldados capturados são decapitados e um deles carrega o distintivo do imã Hussein, usados por militantes xiitas.

O Irã, país majoritariamente xiita, tem sido um aliado-chave para os governos do Iraque e da Síria, em suas tentativas para controlar os grupos extremistas sunitas. O país vizinho ao Iraque enviou milhares de combatentes e altos conselheiros militares.

O EI e outros grupos extremistas consideram que os xiitas são hereges. Na filmagem, o EI acusa os iranianos de os terem perseguido durante séculos.

"Vamos conquistar o Irã e restaurá-lo para a nação muçulmana sunita, como era antes", disse outro homem na filmagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação