Mundo

Morte de chinês pela polícia de Paris provoca tensões

Vítima, de 56 anos, morreu no domingo após ser baleada pela polícia durante uma operação em um edifício no 19º arrondissement, no norte de Paris

Agência France-Presse
postado em 28/03/2017 14:45
A morte de um pai de família chinês pelas mãos da polícia francesa, em circunstâncias incertas, provocou incidentes em Paris e gerou um protesto oficial de Pequim.

As autoridades francesas devem "esclarecer o incidente" e tomar "medidas eficazes para proteger a segurança, os direitos e os interesses legítimos dos cidadãos chineses", declarou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying.

Em resposta, a chancelaria francesa assegurou em um comunicado que "a segurança de todos os cidadãos na França é uma prioridade das autoridades francesas" e que "medidas severas foram adotadas nos últimos meses".

A vítima, de 56 anos, morreu no domingo após ser baleada pela polícia durante uma operação em um edifício no 19; arrondissement, no norte de Paris.

"Uma investigação está em andamento", indica o comunicado do Quai d;Orsay.

Na segunda-feira (27) à noite, cerca de 150 pessoas se reuniram para protestar em frente a uma delegacia de polícia perto da casa da vítima.

Por volta das 21H00 (16h00 de Brasília), projéteis foram disparados contra as forças de ordem, uma viatura e três veículos particulares foram incendiados e três policiais ficaram feridos.

No total, "35 pessoas foram detidas", segundo a polícia de Paris.

Versões divergentes

Sobre as circunstâncias da morte, as versões da polícia e da família divergem, legítima defesa para os agentes, violência injustificada segundo parentes.

De acordo com os investigadores, "um vizinho chamou a polícia para relatar a presença de um homem andando pelas áreas comuns do prédio com uma faca na mão".

Quando os policiais "chegaram ao prédio, viram a futura vítima na varanda de seu apartamento insultando-os". Diante da porta, "ficaram preocupados com os gritos e o choro de criança dentro do apartamento", segundo a mesma fonte.

Durante a intervenção, o homem apressou-se "para abrir a porta" e atacou um dos policiais, ferindo-o com uma faca, de acordo com outra fonte policial.

Um de seus colegas, em seguida, atirou para protegê-lo, ferindo fatalmente o agressor, disse a fonte.

A família do chinês "nega a história e afirma que ele não machucou ninguém", afirmou na segunda-feira à AFP o advogado da família, Calvin Job.

O homem, que estava com seus quatro filhos, estava "cortando peixes". "Ele não feriu ninguém e não se precipitou para abrir a porta", declarou o advogado.

A família da vítima era esperada nesta terça-feira à tarde na inspeção geral da polícia nacional (IGPN).

A comunidade chinesa na França conta com 300.000 pessoas, em sua maioria chegadas nos anos 1980, segundo o analista social Richard Beraha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação