Mundo

Fotojornalista é preso em sua própria casa no leste da Líbia

Homens dos serviços de "investigações gerais" invadiram a casa da família e prenderam Abdullah Duma por sua cobertura fotográfica de um concerto público na presença de homens e mulheres jovens em uma universidade no sábado em Benghazi

Agência France-Presse
postado em 29/03/2017 12:57
Trípoli, Líbia - O fotógrafo da Agence France-Presse (AFP) na cidade líbia de Benghazi, Abdullah Duma, foi preso na madrugada desta quarta-feira (29/3) em sua casa pela "olícia subordinada às autoridades do país, indicou sua família.

Homens dos serviços de "investigações gerais" invadiram a casa da família e prenderam Abdullah Duma por sua cobertura fotográfica, para a AFP, de um concerto público na presença de homens e mulheres jovens em uma universidade no sábado em Benghazi, declararam seus familiares.
O concerto foi organizado como parte da operação global "Hora do Planeta" (Earth Hour), da ONG WWF e havia sido fortemente criticado pela autoridade dos Awqaf, uma instância religiosa dependente das autoridades do leste, que o viram como "um insulto" ao Islã por encorajar a convivência entre homens e mulheres.

Benghazi é controlada por combatentes leais ao marechal Khalifa Hafter, homem forte do leste do país que desafia a legitimidade do governo de unidade nacional (GNA), com sede em Tripoli e reconhecido pela comunidade internacional.

Dois organizadores do evento - que consistia em desligar a luz por uma hora - foram presos junto com Douma, mas foram liberados nesta quarta-feira, enquanto o fotógrafo da AFP segue sob custódia.

A direção da AFP manifesta a sua preocupação após a prisão e insta as autoridades em Benghazi a libertar Douma sem demora e sem quaisquer encargos contra ele.

Contactados pela AFP, membros do "Exército Nacional Líbio" (ANL), autoproclamado pelo marechal Haftar, afirmaram que o exército não teve envolvimento na prisão de Douma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação