Mundo

Evo Morales viaja a Cuba para cirurgia na garganta

Após sentir um incômodo em meados de março, Morales viajou a Havana para uma revisão médica, onde foi diagnosticado um nódulo benigno na garganta

Agência France-Presse
postado em 30/03/2017 08:14
La Paz, Bolívia - O presidente boliviano Evo Morales viajou na madrugada desta quinta-feira a Cuba, onde passará por uma cirurgia para retirar um nódulo da garganta que impede que ele fale com normalidade.

Morales disse, durante o protocolo de transmissão de poder ao vice-presidente Alvaro García, que a cirurgia é "uma obrigação para melhorar o tema de saúde". "Não tenho nenhuma dor na garganta, apenas uma rouquidão", disse o presidente boliviano. "Segundo os médicos, não é uma questão grave", insistiu.


Morales, que governa a Bolívia desde 2006, disse que não pode dizer quando retornará, "isso dependerá dos médicos" cubanos. O presidente da Bolívia, de 57 anos, anunciou na terça-feira a antecipação de sua viagem, prevista inicialmente para 8 de abril, por "urgência".

"Sinto que cada vez mais está piorando. É melhor rapidamente me submeter a uma pequena cirurgia", declarou Morales. A cirurgia na garganta será realizada na sexta-feira, e após a operação Morales respeitará um "repouso de voz total de mais ou menos duas semanas", informou a ministra da Saúde, Ariana Campero.

Morales, que busca um mecanismo legal que permita sua candidatura a um quarto mandato, afirmou que na fase de pós-operatório, "o problema é o repouso". Após sentir um incômodo em meados de março, Morales viajou a Havana para uma revisão médica, onde foi diagnosticado um nódulo benigno na garganta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação