Mundo

Ameaça norte-coreana: Coreia do Sul, EUA e Japão iniciam exercícios navais

A Coreia do Norte desenvolve um programa de mísseis intercontinentais para alcançar o território americano com armas nucleares

Agência France-Presse
postado em 03/04/2017 07:45
Seul, Coreia do Sul - Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira um exercício naval conjunto para contra-atacar a ameaça dos mísseis submarinos da Coreia do Norte, anunciou o ministério da Defesa sul-coreano, em meio à inquietação com o programa armamentista da ditadura comunista do norte da península coreana.
Quase 800 soldados participam dos exercícios de três dias, que começaram depois das declarações de domingo do presidente americano Donald Trump de que está disposto a lidar sozinho com a Coreia do Norte e seu programa nuclear militar caso a China não demonstre a intenção de atuar. "Se a China não solucionar [o tema] Coreia do Norte, nós o faremos", afirmou o presidente americano de acordo com o jornal Financial Times.

A Coreia do Norte desenvolve um programa de mísseis intercontinentais para alcançar o território americano com armas nucleares. Até o momento Pyongyang realizou cinco testes nucleares, dois deles em 2016. Os exercícios navais começaram na costa sul da península, com a presença de destróieres e helicópteros especializados em combate.

"O objetivo é assegurar uma resposta à ameaça submarina do Norte, em particular aos mísseis balísticos lançados de submarinos, e mostra a forte determinação dos três países", informou o ministério sul-coreano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação