Mundo

Atentado em acampamento militar deixa três mortos na Somália

O grupo islamita Al-Shabab reivindicou o atentado e anunciou "dezenas de mortes"

Agência France-Presse
postado em 10/04/2017 07:30
Mogadíscio, Somália - Um atentado executado por um homem-bomba nesta segunda-feira (10/4) em um dos maiores acampamentos militares da Somália deixou pelo menos três mortos, um dia depois de um ataque contra um comboio do comandante do exército somali.
"O homem-bomba foi parado na entrada principal e detonou os explosivos. Três soldados morreram e vários ficaram feridos", afirmou Abdukadir Farah, militar que testemunhou o ataque. O tenente-coronel Mohamed Abdirahman afirmou mais cedo que o homem-bomba estava disfarçado de soldado para entrar no acampamento na zona sul da capital, Mogadíscio. O grupo islamita Al-Shabab reivindicou o atentado e anunciou "dezenas de mortes".

No domingo, em outro ataque reivindicado pelo Al-Shabab, um veículo repleto de explosivos avançou contra o comboio que escoltava Ahmed Mohamed Jimal, designado na quinta-feira passada comandante do exército somali pelo presidente Mohamed Abdullahi Mohamed, que declarou recentemente guerra aos islamitas. O Al-Shabab, vinculado à Al-Qaeda, perdeu grande parte do território que controlava após a intervenção das tropas da União Africana em 2011, mas ainda comete atentados em Mogadíscio e nas zonas rurais.
Na última semana foram registrados vários ataques no país africano. Na quarta-feira, um carro-bomba deixou sete mortos em Mogadíscio, na quinta-feira a explosão de uma mina provocou 19 mortes e, na sexta-feira, um ataque com obus deixou três vítimas fatais. O presidente da Somália anunciou na quinta-feira "estado de guerra no país" e deu prazo de 60 dias aos combatentes do Al-Shabab para a rendição. Em caso contrário, afirmou, deverão "assumir as consequências".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação