Mundo

Incêndio destrói campo de imigrantes no norte da França

Ao menos dez pessoas ficaram feridas pelas chamas ou intoxicadas pela fumaça no campo, que abrigava cerca de 1,5 mil pessoas

Agência France-Presse
postado em 11/04/2017 07:19
Um dirigente municipal, Olivier Caremelle, afirmou que foi um incêndio
Grande-Synthe, França - Um grande incêndio destruiu completamente o campo de imigrantes de Grande-Synthe, situado nos arredores da cidade de Dunkerque, no norte da França, informou o prefeito regional. Ao menos dez pessoas ficaram feridas pelas chamas ou intoxicadas pela fumaça no campo de imigrantes, que abrigava cerca de 1,5 mil pessoas em cabanas pré-fabricadas de madeira, informaram os bombeiros.
"Não resta mais nada além de um monte de cinzas", afirmou Michel Lalande, prefeito da região norte da França. Segundo Lalande, o incêndio começou na tarde desta segunda-feira, após uma briga entre afegãos e curdos iraquianos com arma branca que deixou seis feridos.

Um dirigente municipal, Olivier Caremelle, afirmou que foi um incêndio "proposital". "Atearam fogo em vários pontos diferentes, não pode ter ocorrido de outra forma". Os imigrantes foram retirados do campo e serão reinstalados em um centro de emergência, disse Lalande, acrescentando que "será impossível voltar a erguer cabanas no local".

A população do Grande-Synthe havia aumentado consideravelmente desde a destruição, em outubro passado, de outro grande campo de imigrantes na mesma zona, conhecido como a Selva de Calais. A costa norte da França atrai milhares de refugiados e imigrantes que tentam chegar à Grã-Bretanha, principalmente subindo clandestinamente em caminhões que se dirigem à ilha do outro lado do Canal da Mancha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação