Mundo

Sobreviventes de incêndio em acampamento de imigrantes deixam o acampamento

A população de Grande-Synthe aumentou consideravelmente desde outubro do ano passado, quando outro grande campo de migrantes foi destruído, a 40 km de distância

Agência France-Presse
postado em 11/04/2017 07:37
Às 23H40, os bombeiros constataram a destruição de 220 cabanas
Grande-Synthe, França - O acampamento de migrantes de Grande-Synthe, norte da França, que abrigava 1.500 migrantes, estava totalmente vazio nesta terça-feira após um . Apenas 70 cabanas de madeira permaneciam de pé das 300 que existiam no acampamento, aberto em março de 2016. Os bombeiros ainda trabalhavam para apagar os últimos focos de incêndio.

O fogo teria começado após uma briga às 18H45 locais entre quase 200 migrantes e que obrigou uma intervenção da polícia. A disputa aconteceu entre afegãos e curdos, informou Michel Lalande, prefeito da região. Os confrontos foram interrompidos às 20H00, mas recomeçaram por volta de 21H30, desta vez com quase 600 migrantes.
Às 23H40, os bombeiros constataram a destruição de 220 cabanas. Uma hora depois as autoridades anunciaram a ordem para evacuar o acampamento e decretaram oficialmente o fechamento do local. "Nossos voluntários falavam sobre tensões há várias semanas, relacionadas ao grande número de migrantes", disse François Guennoc, vice-presidente da associação ;Auberge des migrants;, que distribuía comida neste acampamento próximo ao porto de Dunkerque.
[VIDEO1]
"Desde o fechamento de Calais, não há centros de abrigo na costa. Pedimos a criação de vários centros de emergência", afirmou. Guennoc calculou que entre 400 e 500 pessoas foram levadas para ginásios. A população de Grande-Synthe aumentou consideravelmente desde a destruição em outubro do ano passado do que restava de outro grande acampamento de migrantes, a 40 quilômetros de distância, conhecido como a Selva de Calais.

Aberto em março de 2016, o local construído pela ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a cidade de Grande-Synthe havia registrado vários incidentes violentos nos últimos meses. As autoridades francesas planejavam desmantelar o acampamento após os confrontos no local. Por mais de uma década, a costa norte da França atrai milhares de refugiados e migrantes que tentam chegar ao Reino Unido. Os migrantes ficam perto da rodovia para tentar entrar em caminhões que seguem para o país vizinho ou pagam a traficantes para que os transporte até o outro lado do Canal da Mancha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação