Mundo

Países do G7 concordam que não há solução para a Síria com Assad no poder

Os participantes da reunião do G7, que também incluem a Turquia e vários países árabes, insistiram que "não há um futuro possível para a Síria com Bashar al-Assad", declarou Jean-Marc Ayrault, chefe de diplomacia francês

Agência France-Presse
postado em 11/04/2017 08:22
Lucca, Itália - Os ministros das Relações Exteriores dos países do G7 concordam que não há nenhuma solução para a Síria enquanto o presidente Bashar al-Assad continuar no poder, afirmou o chefe da diplomacia francesa Jean-Marc Ayrault, em Lucca, Itália.

Os participantes da reunião do G7 nesta terça-feira, que também incluem a Turquia e vários países árabes (Catar, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita), insistiram que "não há um futuro possível para a Síria com Bashar al-Assad", declarou Jean-Marc Ayrault. "Não é uma posição agressiva a respeito dos russos, e sim uma mão estendida", insistiu.


"Mas já basta (...) temos que sair da hipocrisia e entrar claramente no processo político", completou. Os chefes da diplomacia dos países do G7 (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália) estão reunidos desde segunda-feira na cidade italiana de Lucca (norte) para abordar a guerra na Síria e mostrar sua unidade antes da viagem do secretário de Estado americano, Rex Tillerson, a Moscou.

"Queremos que a Rússia respalde o processo político para uma resolução pacífica do conflito sírio", afirmou o ministro alemão das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, citado em um comunicado.

"Por uma Síria sem Assad"

O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, afirmou nesta terça-feira que "espera" que o presidente sírio, Bashar al-Assad, deixe o cargo para permitir uma solução política à guerra que devasta o país.

"Nossa esperança é que Bashar al-Assad não faça parte deste futuro", afirmou Tillerson a alguns jornalistas durante a reunião do G7 em Lucca (norte da Itália), depois de ter insistido na necessidade de que a população síria decida o seu futuro político.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação