Mundo

Coreia do Norte fracassa em nova tentativa de lançar um míssil

O lançamento aconteceu um dia depois do país exibir cerca de 60 mísseis - incluindo o que é suspeito de ser um novo míssil balístico intercontinental

Agência France-Presse
postado em 15/04/2017 20:32
O lançamento aconteceu um dia depois do país exibir cerca de 60 mísseis - incluindo o que é suspeito de ser um novo míssil balístico intercontinental
A Coreia do Norte tentou sem sucesso lançar um novo míssil, informou na noite deste sábado (manhã de domingo pelo horário local) o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

"A Coreia do Norte tentou testar um novo tipo de míssil não identificado na área de Simpo, na província de Hamkyong do Sul, mas suspeitamos que o lançamento fracassou", disse o Ministério em comunicado, acrescentando que o teste está sendo analisado mais detalhadamente.

[SAIBAMAIS]O lançamento fracassado acontece um dia depois de a Coreia Norte exibir cerca de 60 mísseis - incluindo o que é suspeito de ser um novo míssil balístico intercontinental - no grande desfile militar que celebrou o 105; aniversário do fundador do país, Kim Il-Sung.

As ambições atômicas de Pyongyang têm concentrado, nas últimas semanas, grande parte das atenções do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que promete uma postura dura contra o país e ameaça uma ação unilateral se a China não ajudar a reduzir o programa nuclear de seu vizinho.

Com o aumento das hostilidades na região, Trump enviou um grupo de ataque de porta-aviões à península coreana, enquanto a Coreia Norte lançou foguetes.

Pyongyang já organizou cinco testes nucleares, dois deles no ano passado, e a análise de imagens de satélite sugere que o país pode estar se preparando para um sexto.

Funcionários da inteligência americana alertaram que a Coreia do Norte pode levar menos de dois anos para alcançar a capacidade de atacar os Estados Unidos em seu território.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação