Mundo

Estado Islâmico teria usado armas químicas contra exército no Iraque

Jihadistas já usaram no passado esse tipo de arma contra as forcas iraquianas, mas seu efeito sempre foi limitado

Agência France-Presse
postado em 16/04/2017 14:59
O grupo radical Estado Islâmico (EI) utilizou armas químicas em um ataque contra as forcas iraquianas que participam na batalha para retomar a cidade de Mossul (norte), ferindo alguns soldados, indicou neste domingo o exército iraquiano.

"Os terroristas do Daesh (acrônimo árabe do EI) tentaram bloquear o avanço de nossas forças usando obuses carregados de substâncias químicas tóxicas, mas os efeitos foram limitados", indicou o comando conjunto das operações, uma estrutura que coordena as forças que participam na luta contra os jihadistas.

Este incidente ocorreu no sábado, segundo o exército, que não mencionou mortes e sim ferimentos limitados em alguns soldados. Não disse onde exatamente o EI teria lançado essas armas químicas.

Os jihadistas já usaram no passado esse tipo de arma contra as forcas iraquianas, mas seu efeito sempre foi limitado.

As forças pró-governamentais, apoiadas por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, lançaram em outubro passado uma vasta ofensiva para retomar a segunda cidade do Iraque das mãos do EI, que se apoderou dela em 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação