Mundo

Detenções em Barcelona vinculadas aos atentados de Bruxelas

Jané explicou que algum integrante do grupo "pode ter participado ou colaborado" em algum atentado e podem ter viajado para Bélgica

Agência France-Presse
postado em 25/04/2017 07:21
Barcelona, Espanha - A polícia da Catalunha, nordeste da Espanha, anunciou nesta terça-feira a detenção de quatro pessoas na região de Barcelona vinculadas com as pessoas detidas pelos atentados de Bruxelas de março de 2016. Em uma operação contra um "suposto grupo jihadista com conexões de âmbito internacional" foram detidas oito pessoas, afirmou o secretário regional do Interior, Jordi Jané.
"Quatro detidos estão relacionados com os detidos pelos atentados do metrô e do aeroporto de Bruxelas", informou à AFP uma fonte da polícia regional. Os ataques de 22 de março de 2016 na Bélgica deixaram 32 mortos e centenas de feridos. "Precisamos ver que tipo de relação tinham, não está claro se tiveram um envolvimento direto", completou a fonte.

Jané explicou que algum integrante do grupo "pode ter participado ou colaborado" em algum atentado e podem ter viajado para Bélgica. A operação foi uma colaboração entre a polícia catalã, a polícia nacional espanhola e a polícia federal belga. Os investigadores encontraram "indícios" que poderiam estabelecer a ligação de "vários detidos com organizações terroristas jihadistas".

Os oito detidos moravam na Catalunha, em Barcelona e sua região, e tinham entre 31 e 39 anos, informou o chefe da polícia catalã, Josep Lluis Trapero, ao canal TV3."Tinham vários antecedentes de crimes comuns, alguns vinculados ao crime organizado, vários vinculados ao tráfico de drogas", disse. A investigação é coordenada por um juiz da Audiência Nacional, tribunal responsável por casos complexos, como os de terrorismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação