Mundo

Comissão Europeia quer reforçar direitos sociais para frear eurocéticos

O Executivo europeu também apresentou a proposta de uma licença de cinco dias por ano para cuidar de um parente enfermo

Agência France-Presse
postado em 26/04/2017 10:10
Bruxelas, Bélgica - A Comissão Europeia revelou nesta quarta-feira uma série de propostas para melhorar as condições de vida e de emprego dos europeus, com o objetivo enfrentar o avanço do euroceticismo no bloco. "Observem o que está acontecendo na França na campanha eleitoral, a política social é uma das prioridades na mente das pessoas e o que temos que fazer é recuperar sua confiança nas instituições", disse a comissária europeia de Emprego e Assuntos Sociais, Marianne Thyssen.
Em um contexto de recuperação na UE após a crise financeira mundial de 2008, que obrigou a deixar o chamado "pilar social" estagnado, a Comissão fez da convergência dos direitos sociais entre países uma de suas prioridades para um bloco sem o Reino Unido. E, além de frear os eurocéticos, Bruxelas busca enfrentar os desafios do século XXI: globalização, envelhecimento da população e era digital.

As iniciativas apresentadas pela Comissão pretendem conciliar de maneira mais eficiente a vida trabalhista e familiar, ampliando nos países europeus várias medidas como a licença paternidade de pelo menos 10 dias e outras licenças para pais e mães com filhos de até 12 anos.

O Executivo europeu também apresentou a proposta de uma licença de cinco dias por ano para cuidar de um parente enfermo, em um contexto de envelhecimento gradual da população do continente.As medidas devem ser discutidas com a Eurocâmara e com o Conselho da UE, que representa os 28 países do bloco, algo importante já que a maior parte da política social permanece nas mãos dos governos nacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação