Mundo

Forças iraquianas reconquistam mais uma localidade das mãos do EI

O general Abdelamir Yaralla confirmou em um comunicado do Comando Conjunto das Operações Militares que "as forças de Hashd al Shaabi libertaram completamente Hatra em um tempo recorde"

Agência France-Presse
postado em 27/04/2017 09:32
Hatra, Iraque - As forças iraquianas reconquistaram nesta quinta-feira a localidade de Hatra (norte) das mãos do grupo Estado Islâmico (EI), um dia depois de terem retomado a cidade antiga de mesmo nome, indicaram fontes militares. As unidades paramilitares Hashd al Shaabi (Mobilização Popular) anunciaram a expulsão do Estado Islâmico de Hatra, situada 120 km a sudoeste de Mossul, depois de três dias de ofensiva.
O general Abdelamir Yaralla confirmou em um comunicado do Comando Conjunto das Operações Militares que "as forças de Hashd al Shaabi libertaram completamente Hatra em um tempo recorde". Yaralla, que coordena a ofensiva para reconquistar a totalidade da cidade de Mossu, disse que a bandeira iraquiana foi içada nos principais prédios depois da batalha que causou perdas importantes aos extremistas.

Na véspera, as unidades Hashd al Shaabi ; compostas por grupos paramilitares dominados por milícias xiitas apoiadas pelo Irã - retomaram a cidade antiga de Hatra, inscrita na lista do patrimônio mundial da Unesco e situada perto da localidade de mesmo nome.

A cidade antiga de Hatra, situada em uma região desértica, foi construída no século II ou II a.C. e foi um importante centro comercial e religioso do império persa de Parta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação