Mundo

Itália e Alemanha desmantelam célula vinculada a atentado em Berlim

Operação identificou e prendeu membros de célula salafista, formada por um grupo de pessoas entre 20 e 30 anos

Agência France-Presse
postado em 28/04/2017 14:55
Ataque a feira em Berlim, na época do Natal de 2016
Itália e Alemanha desmantelaram uma célula "radicalizada" de onze membros, alguns deles em contacto com Anis Amri, o suposto autor do atentado contra o mercado de Natal em Berlim, anunciou nesta sexta-feira a polícia italiana.

Os investigadores identificaram com sucesso a "célula salafista", formada por um grupo de pessoas heterogêneas, algumas residentes na Alemanha, com entre 20 e 30 anos, e uma com um percurso semelhante para chegar à radicalização, explicou a polícia em um comunicado.

A operação começou após a prisão no início de dezembro na Itália de Lutumba Nkanga e Soufiane Amri, um congolês e um marroquino, que estavam "prontos para realizar atos violentos", aponta a nota.

As autoridades consideram que os dois homens fazem parte da "organização terrorista internacional" Estado Islâmico (EI) e que se dedicavam a "atividades de financiamento", como a coleta de dinheiro na Alemanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação