Mundo

Venezuela completa um mês de protestos nas ruas

Vinte e oito pessoas morreram e centenas ficaram feridas desde 1º de abril em incidentes violentos vinculados às manifestações, pelos quais o governo e a oposição se acusam mutuamente

Agência France-Presse
postado em 29/04/2017 12:59
Caracas, Venezuela -Nuvens de gás lacrimogêneo, chuva de pedras, queima de barricadas e lojas saqueadas: a Venezuela completa na segunda-feira um mês de turbulência nas ruas com grandes protestos contra o presidente Nicolás Maduro, sem que uma solução para a crise esteja à vista.

Vinte e oito pessoas morreram e centenas ficaram feridas desde 1; de abril em incidentes violentos vinculados às manifestações, pelos quais o governo e a oposição se acusam mutuamente.

"Participo há um mês de todos os protestos porque quero que meu país se livre desta ;ditadura;. Quero que Maduro vá embora. Queremos comida, remédios, segurança", resumiu à AFP a cabeleireira Yoleida Viloria, de 42 anos, que vive na popular bairro Petare, a leste de Caracas.

As manifestações ocorrem em uma situação muito complexa. O país com as maiores reservas de petróleo do mundo sofre uma profunda crise econômica, com escassez de alimentos e remédios, e uma inflação, a mais alta do mundo, que o FMI estimou em 720% para este ano.

Maduro diz que seus adversários fazem "terrorismo" para provocar um golpe de Estado e uma intervenção estrangeira. A oposição acusa o governo de reprimir violentamente as manifestações.

Nesta troca de acusações, a alta tensão na Venezuela complicou ainda mais as relações com vários países do continente e da Europa, além das organizações internacionais.

Acusando a Organização dos Estados Americanos (OEA) de apoiar esta "intervenção" e de "interferência", a Venezuela iniciou na sexta-feira o processo de retirada do corpo e se prepara para buscar apoios na terça-feira em uma reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em El Salvador.


- Pressão nas ruas -

Os protestos começaram depois que o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) assumiu no fim de março as funções da Assembleia Nacional, único dos poderes controlado pela oposição. Embora o Tribunal tenha voltado atrás com a decisão devido à forte pressão internacional, a centelha foi acesa.

Para lembrar o primeiro mês de manifestações, os opositores desafiarão o governo com uma "grande marcha" no dia 1; de maio, uma data que sempre foi de grandes concentrações chavistas.

"Não vamos esfriar a rua. Na segunda-feira devemos demonstrar força, mostrar que os que querem se expressar nas urnas são maioria, deixar claro ao ditador que não poderá conosco", disse Freddy Guevara, vice-presidente do Parlamento.

A pressão nas ruas não diminui. Um grupo de estudantes começará na noite deste sábado uma vigília, com velas e flores, em uma praça de Chacao - considerado reduto da oposição - que terminará na madrugada de domingo.

"Eleições já" é o slogan dos protestos. Mas os opositores também exigem respeito à autonomia do Parlamento, a libertação de seus ativistas presos e um canal humanitário que alivie a grave escassez que atinge o país.

Maduro, cuja gestão é rejeitada por sete em cada dez venezuelanos, de acordo com pesquisas, pediu diálogo e diz que deseja eleições, embora esteja se referindo às de governadores que deveriam ter sido realizadas em 2016 e descartando uma antecipação das presidenciais de dezembro de 2018.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação