Mundo

Sistema antimísseis americano THAAD começa a operar na Coreia do Sul

'Ele (o sistema) alcançou sua capacidade inicial de interceptação', disse o funcionário à AFP sob condição de ter sua identidade preservada

Agência France-Presse
postado em 01/05/2017 16:41
Washington, Estados Unidos -Um polêmico escudo antimísseis americanos, cuja instalação enfureceu a China, já está operacional na Coreia do Sul, informou nesta segunda-feira um funcionário americano da Defesa.

"Ele (o sistema) alcançou sua capacidade inicial de interceptação", disse o funcionário à AFP sob condição de ter sua identidade preservada.

Esta capacidade inicial seria aumentada no fim deste ano, com a chegada de outros componentes, afirmaram funcionários.

Washington e Seul tinham acordado em julho a instalação do escudo antimísseis THAAD (Terminal High Altitude Area Defense), após uma sequência de testes com mísseis por parte da Coreia do Norte.

O montagem do sistema THAAD na Coreia do Sul irritou a China, pois esta teme que o equipamento fragilize sua própria capacidade em mísseis balísticos e alega que altera o equilíbrio da segurança regional.

Instalado em um artigo campo de golfe no condado de Seongju (sul), o THAAD está projetado para interceptar e destruir mísseis balísticos de curto e médio alcance em sua fase final de voo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação